top of page

Algumas Curiosidades 

Notas Danificadas:

  Sabes que podes rejeitar uma nota danificada? 

  É necessário garantir que as notas de euro são genuínas e de boa qualidade para que as pessoas possam depositar confiança nelas. Por essa razão, antes de colocarem quaisquer notas em circulação, os bancos centrais procedem à verificação da sua veracidade e qualidade, ou seja, verificam se são verdadeiras e se não estão demasiado danificadas ou sujas.

​

  Se estas preenchem determinados critérios são substituídas pelos bancos centrais da área do euro. O banco central nacional substituirá uma nota danificada a quem apresentar mais de metade da nota ou a quem provar que a parte em falta foi destruída. Notas intencionalmente mutiladas ou danificadas não são reembolsadas.

​

Notas falsas e seus crimes:

  Sabias que se receberes uma nota de euro deves verificar se esta apresenta todos os elementos de segurança? 

 Caso a nota seja falsa não a poderás trocar por uma verdadeira e caso a aceites ou a passares é considerado crime.

  

"Saldo do País":

  A junção de todas as notas pertencentes a um país dão um valor exato podendo considerar esse valor o "saldo" do país.

Letra correspondente ao seu país:

  Cada nota tem como identificação um numero de série diferente no qual a primeira letra corresponde ao país onde esta foi fabricada. No caso de Portugal a letra correspondente é o M.

Zona Euro 

  A 1 de janeiro de 1999 nasceu o Euro. Nos primeiros três anos, foi uma moeda invisível, apenas utilizada para fins contabilísticos. Entrou em circulação em 2002.

  Os seus países fundadores foram Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda e Portugal.

  Atualmente 19 dos membros-estado utilizam o Euro.

Fabrico da nota 

  Ao contrário do que muitos pensam as notas não são feitas de papel, pois se assim fosse, estas estragar-se-iam muito mais fácil e rapidamente. 

  As notas são feitas de algodão, madeira e celulose.

Moedas Comemorativas

  Cada país tem o direito de emitir 2 moedas comemorativas por ano. Estas são emitidas sempre na moeda de 2€ e são propriedade de cada país e não do Banco Central Europeu.

bottom of page